10 Comentários

Cara, é muito louco ver como os hobbies meio que seguram nossa mão e impedem que a gente seja engolido na correria da rotina. Desde 2012, quando comecei a graduação, foram eles que me impediram de surtar (mais) no meio do ritmo acelerado da graduação. E de lá pra cá, não mudou. Por mais que eu ame o meu trabalho, o momento no fim do dia quando me desligo e vou assistir séries, jogar alguma coisa ou mesmo os fim de semana que vou cuidar das minhas plantas, recarregam a minha energia e me ajudam a recomeçar a semana com tudo.

Adorei a newsletter e vida longa ao hobbies não comercializáveis! ^^

Expand full comment
author

impressionante a diferença que faz a gente tirar a cabeça da "produtividade" e se permitir ter prazer pelo prazer. Obrigado por comentar, Rafael!

Expand full comment
Jan 19·editado Jan 19Gostado por Eric Novello

Parabéns pra você e obrigada pelas coisas que você traz pro mundo! E nossa, jamais imaginaria o hobby dos aquários. Mas é tão interessante. Acho que nesse mundo tão capitalista e utilitarista, descobrir o hobby de alguém é quase uma janela pra um mundo interior que a gente talvez não veja muitas vezes. Tudo é tão regido pela ideia de ganhar dinheiro, e um hobby é aquela coisa em que você decide que vai "só gastar" os frutos do seu suor. Um respiro na loucura, como diz aquele poeta né

Expand full comment
author

E aí, Ágata! Tudo bem com você? Pois é, eu costumava dizer que hobby é algo que a gente gosta a ponto de proteger do capitalismo. Mas como você disse, o importante é a gente encontrar nosso respiro na loucura. Sair desse esquema de ter nosso valor pessoal atrelado a valores de mercado. Um abraço!

Expand full comment
Jan 18Gostado por Eric Novello

excelente Eric, esse movimento da gente guardar nossas coisas sempre foi importante, as redes e big techs que nos fizeram acreditar e acostumar a sair cedendo o que é nosso gratuitamente para outros fazerem dinheiro.

nao precisa sumir de todos os cantos da internet, mas reservar um espaço pra guardar suas coisas é uma dica que carrego já há muitos anos, que ouvi de um grande amigo que fiz na internet.

Expand full comment
author

Valeu por comentar, Márcio.

Eu queria ter uma relação mais saudável com rede social. Até por manter contato com um tanto de gente por elas. Mas é difícil, pelo menos pra mim. Então vou testando as estratégias. No mínimo vai ser divertido voltar a ter um blog depois de mais de uma década. Um abraço!

Expand full comment

Eu gostava muito de música também (toco um pouco de piano e violão) e é ótimo praticar sem nenhum "talento" para isso.

No Natal, minhas amigas inventaram de fazer pintura em taças como atividade de fim de ano e eu, surpreendentemente, amei muito. Então cogito fazer alguma coisa relacionado a pintura em breve.

O importante é criar

Expand full comment

Quantos hobbies diferentes e interessantes! Uma inspiração

Expand full comment
author

Valeu, Regiane!

Expand full comment

Oi, Eric! O site está muito bonito. Torço para que esse movimento seja uma tendência. Se tudo é cíclico, sair das plataformas e voltar para os sites e blogs é uma trend que eu apoio muito! Ótima edição, abraços.

Expand full comment